XADREZ NA ESPAÇO VIDA, Fortaleza-CE

XADREZ NA ESPAÇO VIDA, Fortaleza-CE

PROJETO XADREZ NA ESCOLA
11 de setembro de 2017
 
ESCOLA ESPAÇO VIDA
Fortaleza – CE
 
O jogo de xadrez tem-se multiplicado no contexto escolar como
forma de entretenimento lúdico e instrumento pedagógico
Jogo-ciência-arte
Como jogo é esporte intelectual, competição, expectativa,
desafio criador, divertimento, higiene mental, repouso.
 
Como ciência é estratégia (tática e técnica), estudo, pesquisa,
imaginação, descobrimento (e descoberta), ideal de perfeição.
Como arte harmonia, mensagem de beleza, encanto espiritual,
emoção, prazer cultural, felicidade
 
Para despertar o interesse dos adolescentes pela educação
 
Uma atividade livre, separada, incerta, indutiva,
materialmente regrada e que simule a realidade
 
Em uma partida de xadrez há uma linha de comunicação entre os jogadores,
os quais se colocam tanto como emissores quanto como receptores de mensagens,
ideias, atitudes e posições pessoais sobre a incerteza
de nosso mundo, tendo o tabuleiro e as peças como meios de transmissão.
 
A aprendizagem do xadrez, independentemente da idade do indivíduo, pode auxiliar:
 
A concentração,
 
paciência e perseverança,
 
como também promover a criatividade,
 
intuição,
 
memória
 
e habilidades para análise
 
dedução de princípios gerais.
 
Também auxilia na tomada de decisões
 
e na resolução de problemas de maneira flexível
 
 melhora as habilidades de raciocínio abstrato
 
 e solução de problemas,
 
a compreensão e interpretação da leitura,
 
o controle de impulsos, a capacidade de resistir a dificuldades
 
e a determinação para vencê-las
 
e os índices de QI verbal e não verbal
 
promover a concentração, a paciência e a perseverança;
 
Alavancar o desenvolvimento da criatividade, da intuição e da memória;
Desenvolver habilidades de análise e dedução,
 
auxiliando a tomada de decisões
 
e a resolução de problemas de maneira flexível;
 
A importância do respeito ao outro
 
Jogar sozinho sempre é menos agradável que jogar com outra pessoa.
 
Seu oponente não é seu inimigo, é apenas um adversário. Sem adversário não há jogo. 
 
Metáfora: Considerar
as adversidades como um oponente com quem sempre jogará
 
A importância de construção de projetos de vida.
 
No xadrez, caso o peão chegue à oitava linha, é promovido a uma peça nobre.
Metáfora:
O que fazer para deixar de ser peão e se transformar em um nobre?
 
A importância da família e da escola no auxílio das decisões
 
No xadrez, toda peça precisa ter outra para lhe dar proteção ou cobertura.
Sem cobertura é mais fácil perder o jogo
 
Não exposição da Dama.
O xadrez considera um erro estratégico a exposição
da dama no início do jogo.
 
De um modo em geral, o jogo de xadrez atualmente atinge um público bem
mais diversificado, e se tratando essa prática para pessoas com alguma deficiência,
aos poucos vem sendo desmistificada a ideia de que é necessário ser dotado de
uma capacidade intelectual.
 
O Projeto de Xadrez na Escola é uma realização do Professor Cleando Cortez
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s