Mediunidade no Xadrez

O disputadíssimo embate de 78 já se iniciou com polêmicas e acusações. Em 1974, Karpov havia feito comentários ácidos a respeito do hábito de Korchnoi de encarar fortemente seus adversários e, por isso, Korchnoi optou por utilizar óculos de sol espelhados nas primeiras partidas.

O clima começou a ficar pesado quando Karpov reclamou que, segundo o próprio, as luzes do local estavam refletindo nos óculos de Korchnoi e indo diretamente para seus olhos. Entretanto, sua reclamação não foi atendida, irritando o jogador. Em seguida, Karpov reclamou da cadeira extravagante que Korchnoi havia levado para disputar o torneio. Acredite, após uma série de reclamações formais, a cadeira foi submetida a um exame de raios-X para se verificar a possibilidade de conter algum dispositivo ilegal que pudesse ajudar Korchnoi, mas, diante da negativa do exame, o item também acabou sendo liberado.

Mais alguns embates à frente, foi a vez de Korchnoi reclamar do parapsicólogo de Karpov, Vladimir Zukhar. Segundo Korchnoi, Zukhar estava atrapalhando sua concentração durante as partidas e, para evitar maiores problemas, a comissão de árbitros pediu que ele permanecesse junto ao resto da delegação soviética, sentado após a 7ª fileira de cadeiras. Por algum tempo houve calmaria, mas o clima voltou a ficar pesado quando Zukhar se levantou e sentou-se na 5ª fileira, no campo de visão de Korchnoi.

Para piorar ainda mais o clima de tensão no ar, Korchnoi respondeu a mais essa provocação de Zukhar e decidiu chamar dois americanos para se assentarem na área reservada a seus convidados, um ato de séria provocação durante os anos de Guerra Fria. Por fim, após inúmeras partidas e inúmeras confusões, o embate acabou com vitória de Karpov, mas, a essa altura, a tensão entre os dois já era tão alta que eles já não mais se cumprimentavam ou ao menos trocavam alguma palavra. Felizmente, essa fase ficou para trás.

Fonte: Academia Rafael Leitão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s