O que é técnica no xadrez???????

Sim, o que é técnica no xadrez? Respondam! Para si mesmo, eu diria…Filosofem…
Num vou dizer que me sinto confortável ao me deparar com a seguinte frase no momento de estudo de uma partida seja no tabuleiro ou no computador: aqui é uma simples ou mera questão de técnica, a análise é interrompida com um vazio sinal de clara vantagem, por exemplo. Não estou dizendo que clara vantagem é advinda de um sinal vazio tampouco que é vazia!
Presume-se que o leitor tenha a mesma técnica do grande mestre ou de quem disse que era clara vantagem, e vai acertar todos os lances para se chegar a  tal conclusão. Não penso assim.
É claro que o leitor não tem a mesma técnica do grande mestre (GM) para concretizar a tão falada clara vantagem, mas pode aprender muito com o GM.
Muitas vezes, a clara vantagem não é acompanhada de lances da partida, é só uma opinião: clara vantagem! Há casos, também, que o leitor deve procurar a partida em uma base de dados e ver o desenrolar da mesma para tentar, aos poucos, entender o que seria essa técnica, vamos lá às opções:

a) um modo de piloto automático, que todos tem condições de finalizar com maestria;
b) só poucos conseguem, pois requer conhecimento profundo de todas as fases do nobre jogo: abertura, meio jogo e final;
c) algo aprendido de forma lenta e gradual através do estudo e prática contumaz das citadas fases do jogo;
d) confunde-se com a intuição ou é decorrência dela.
e) há várias outras

cttc_karsten_mueller_i
Karsten Muller

Boa técnica, assim se pronuncia o Kasten Muller (grande mestre especialista em finais, trabalha para a ChessBase) ao elogiar o manejo magistral de um determinado GM num final de partida.

671_01

Significado de técnica segundo o dicionário da Língua Portuguesa – Novo Aurélio: s.f. 1. A parte material ou o conjunto de processos de uma arte: técnica cirúrgica, técnica jurídica. 2. Maneira, jeito ou habilidade especial de executar ou fazer algo: Este aluno tem uma técnica muito sua de estudar. 3. Prática: técnica das exposições múltiplas.

O conceito 2 é o que mais se aproxima da técnica demonstrada pelos enxadristas hábeis.

O objetivo deste texto é despertar a atenção para esse termo “técnica” e quem sabe tentar adquiri-la/conquistá-la através do estudo/prática do xadrez.

Segue um exemplo de técnica irrepreensível demonstrada pelo GM Leonid Stein contra Rashid Nezhmetdinov.

Veja as análises e comentários: http://bit.ly/1VoCEkB

 

stein3
Leonid Stein
93831985
Rashid Nezhmetdinov

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Quando escuto ou vejo esse comentário “aqui é uma simples ou mera questão de técnica”. Entendo que a partir daquele momento já se conhece uma “Maneira, jeito ou habilidade especial de executar” (Aurérilo) a partida. Isso claro, não significa dizer que todos conheçam a técnica.
    Outro ponto importante é achar que técnica tem que ser algo avançado. O que não é verdade. Vencer um final de Dama+Rei x Rei requer técnica. Então, quando uma partida chega nesse final, pode-ser detalhar como vencer, ou , como se trata de uma técnica, apenas dizer: “Aqui é uma simples questão de técnica”. 😀

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s