III Torneio Schoonenborch – Resenha

O Torneio Schoonenborch, também chamado entre os jogadores por Scooby-Doo ou X-burguer, começou sua terceira edição no dia 11/02, no IFCE – Campus Fortaleza.

Ao todo 33 jogadores disputaram o título nesse torneio que vem se mantendo no calendário anual da FCX.

DSC_1024

Como na edição passada, tivemos, além do Ceará, mais 3 estados representados. Rio Grande do Norte, por Gildivan Carneiro; Pernambuco, por Eduardo Coutinho; e Santa Catarina, por Camila de Souza, a campeã do II Schoonenborch.

A novidade esse ano ficou por conta da faixa de rating, mudamos o torneio de Sub-1900 para Sub-2000.

Na primeira rodada o emparceiramento fez ter logo no início um mini torneio feminino, colocando as 4 mulheres que estão participando do torneio para se enfrentar. Na mesa 03 tivemos Amanda Lima x Camila de Souza (0-1) e na mesa 06 tivemos Janete Alcantara x Laura Vacis (1-0).

E ainda mantendo os “confrontos por categoria”, na mesa 01 foi o embate entre os PM’s Jorge Nogueira x Marco Antônio Freitas (0-1).

No geral, a primeira rodada foi bem tranquila, com pequeno atraso por conta do trânsito de Fortaleza, mas que não ocasionou nenhum W.O.

A segunda rodada também não teve nenhum imprevisto, apenas um W.O.

Ao todo tiveram 7 vitórias das brancas, 5 das negras e 3 empates.

Na terceira rodada tivemos, como no Torneio Iracema, um novo duelo entre Janete Alcântara e Camila de Souza. Jogaram com as mesmas cores que no embate passado, mas dessa vez a partida terminou empatada.

DSC_1052

A mesa 01, na quarta rodada, foi formada pelo Francisco Wellington, o Kaucaia, que liderava o torneio com 3 pontos em 3 e pelo Hugo Buarque. Partida essa que foi bem disputada, foi a última a terminar e acabou com o empate entre os jogadores.

No último dia do torneio, dia de decisão, Kaucaia e Camila se enfrentaram na mesa 01 durante a quinta rodada, e depois de uma partida bem disputada, as pretas venceram e levaram Camila pra disputar o título com Stenio Lima. Os dois chegaram na sexta rodada com 4,5 pontos pra decidir o primeiro e segundo lugar.

E, garantindo o bicampeonato, Camila de Souza venceu mais uma vez o Torneio Schoonenborch, tendo feito 5,5 pontos em 6 possíveis. Stênio Lima foi o vice-campeão, com 4,5 pontos, seguido por Hugo Burque, em terceiro lugar, com a mesma pontuação.

Tivemos ainda Janete Alcântara (4ª colocada no geral) como Melhor Feminino, Jorge Nogueira como Melhor Sub-1800, Eduardo Coutinho como Melhor Sênior 50+, e Irineu Paixão como Melhor Sênior 65+.

DSC_1144

Queremos destacar aqui a performance da Laura Vacis nesse torneio, que fez 3 pontos no total, alcançou o 15º lugar geral e foi a que mais somou pontos de rating, um total de 55 pontos! Em comparação ao Schoonenborch do ano passado, ela dobrou o seu desempenho. No anterior ela tinha feito 1,5 pontos e ficado em 30º lugar. Pra nós é uma honra e uma alegria poder acompanhar de perto a sua evolução nesse esporte tão predominado pelo público masculino.

DSC_1095

A FCX agradece a participação de todos os enxadristas e aos que foram prestigiar o evento.

Fiquem atentos aos próximos torneios!!

Fotos do torneio
Classificação final

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s